O que são as mudrás?
Uma parte importante na prática de yoga são as mudrás. Mudrá é uma palavra em sânscrito que significa “gesto” ou “selo”. Esses gestos são como senhas que nos permitem acessar o nosso inconsciente coletivo, e permite a nossa identificação com os arquétipos do yoga. Essa conexão gera diferentes frequências energéticas, que são sentidas pelo nosso corpo físico, emocional e mental.
Os gestos podem ser feitos com diversas partes do corpo, e os gestos feitos com as mãos são chamados de Hasta Mudrás.
Como as mudrás atuam no nosso corpo
Acredita-se que cada dedo da mão representa um elemento da natureza e que se associa a um chakra:
- O polegar representa o fogo e está associado ao Manipura chakra (chakra solar)
- O indicador representa o ar e está associado ao Anahata chakra (chakra cardíaco)
- O dedo médio representa o éter e está associado ao Vishuddha chakra (chakra laríngeo)
- O anelar representa a terra e está associado ao Muladhara chakra (chakra raiz)
- O dedo mínimo representa a água e está associado ao Svadhisthana chakra (chakra sacral)
Então quando fazemos hasta mudrá, combinamos esses elementos entre si, e consequentemente alteramos nossa vibração energética, ativamos os elementos no nosso organismo, ativamos os chakras e através dos simbolismos também acessamos nosso inconsciente e a nossa potência.
As mudrás podem atuar de três formas diferentes
Simbólica
Gestos que simbolizam algo, como por exemplo uma saudação, força, poder.
Magnética
Muitas mudrás são usadas, por exemplo, para equilibrar nosso lado masculino e feminino, para não dissipar energia (principalmente quando estamos praticando pranayamas) ou para facilitar a condução do prána (energia vital) pelos canais energéticos. Esses são apenas alguns exemplos de como as mudrás magnéticas atuam.
Reflexológica
Quando falamos sobre chakras sempre citamos apenas os principais, aqueles que estão localizados ao longo da nossa coluna, mas temos chakras em todo nosso corpo. Nas palmas das mãos temos 35 chakras secundários que recebem e eliminam energia. Quando juntamos as palmas, por exemplo, potencializamos ainda mais o gesto. Nesse caso você sente a ação direta da energia.
Mudrás na prática de Ásanas
Todas as práticas de yoga tem como objetivo te levar a diferentes níveis de consciência, por isso, quando fazemos alguma postura buscamos observar o movimento, coordenar com a respiração, entender os sentimentos que surgem, sentir a energia em determinada parte do corpo e trazer a total atenção para esse movimento.
Vale lembrar que os ásanas também carregam muito significado e também trazem a energia dos arquétipos do yoga. Quando associamos os ásanas com as mudrás potencializamos ainda mais essa identificação, a frequência energética que cada gesto e postura trazem, potencializa os benefícios e promove força, leveza, mais energia e proteção.
Benefícios das mudrás
- Ajuda a manter nossa saúde e bem estar
- Melhora a concentração, principalmente enquanto meditamos. Podemos usar Jñana mudrá ou Shiva mudrá
- Ajuda na concentração e equilíbrio em algumas posturas
- Acalma nossa mente e corpo
- Combinado com todas as outras práticas de yoga, auxilia nos processos de equilíbrio energético.
- Pode trazer estados de força, energia e concentração quando necessitamos
Algumas mudrás mais comuns
Añjali Mudrá

Um dos gestos mais conhecidos e utilizados. Simboliza a saudação, equilibra nossas forças masculinas e femininas e ativa nossos chakras secundários presentes nas palmas das nossas mãos. Equilíbrio entre corpo e mente
Jñana Mudrá

Também é um dos gestos mais usados, principalmente na prática de pranayama e meditação. Simboliza o conhecimento, a consciência. Nossa mão também elimina energia e quando unimos nosso indicador e nosso polegar reduzimos a quantidade de energia dissipada. Por isso essa mudrá é bastante utilizada quando estamos fazendo algum pranayama, já que a ideia é expandir o prana dentro do nosso corpo e não dissipá-lo.
Shiva Mudrá

Representa Shiva, o criador do Yoga. Simboliza receptividade. Muito utilizado nas práticas de meditação
Kali Mudrá

Deusa hindu que representa destruição daquilo que não nos serve mais, é a deusa que destrói para dar espaço para o novo. Simboliza força e poder. Muito utilizado em alguns ásana para trazer força interior.
Garuda Mudrá

Representa a ave mitológica que é veículo de Vishnu. Esse gesto é utilizado para equilibrar o elemento ar dentro do nosso corpo trazendo inspiração e energia.
Padma Mudrá

Representa a flor de lótus, que simboliza a pureza do corpo e da alma. Pode ser considerado a mudrá do chakra cardíaco, pois quando fazemos esse gesto nos abrimos para toda a energia da vida, do amor e da conexão com a nossa essência.
Vishnu Mudrá

Muito utilizado na prática de Nadi Shodhana Pranayama, a respiração alternada. Simboliza o equilíbrio universal. Traz limpeza e equilíbrio dos chakras.
Conclusão
As mudrás fazem parte de uma tradição milenar e cada gesto tem sua simbologia e atua no nosso campo energético de forma muito especial. Quando conhecemos seu significado e sua simbologia potencializamos ainda mais seus efeitos. Hoje eu apresentei apenas algumas mudrás mais comuns, mas existem muitas outras. Por isso te aconselho fortemente a seguir estudando e aprender ainda mais mudrás para avançar e evoluir na sua prática.

Ana Luiza
Sou instrutora de yoga formada pela Escola Yoga em Movimento. Compartilho práticas de yoga acessíveis, que promovem bem-estar físico e mental, sempre respeitando o ritmo e a individualidade de cada pessoa. Minha abordagem é sem cobranças e sem misticismos, com base em estudos sobre os efeitos do yoga no corpo, na mente e no sistema nervoso.