Quando converso com as pessoas sobre yoga sempre escuto frases do tipo: “ não sou flexível o suficiente”, “ não tenho corpo pra isso” ou “nunca vou conseguir fazer algumas das posturas”, etc. Por conta da quantidade de conteúdos que recebemos o tempo inteiro associando o yoga com posturas ultra difíceis e pessoas super magras e flexíveis, nossa ideia sobre yoga se limita de tal forma que desencoraja qualquer um fora desse padrão estético a começar a praticar.
Eu entendo que muita gente acaba chegando até o yoga através da parte física e talvez por isso tantos conteúdos enfatizando apenas esse lado. Mas também acho que como profissionais da área, devemos ter a responsabilidade de esclarecer que o yoga é uma filosofia de vida que vai muito além da parte física, e que sim é uma prática para todos.
Quero deixar claro que não tem nenhum problema a pessoa ser magra, ir pra academia, ser flexível ou conquistar posturas avançadas, o problema é achar que yoga é só isso e “vender” essa ideia.
Se estudamos os Yoga Sutras de Patañjali aprendemos que ele descreve o caminho do yoga através dos 8 angas:
- Yamas – condutas éticas sobre como devemos agir com o meio externo
- Niyamas – condutas éticas sobre como devemos agir com nós mesmos
- Ásanas – posturas físicas que devem ser firmes e confortáveis
- Pranayamas – técnicas respiratórias que tem como objetivo expandir o prána, energia vital
- Pratyahara – aumento do domínio sobre as influências externas
- Dharana – concentração plena, utilizando um objeto de concentração. É o estágio prévio a meditação
- Dhyana – é o estado de meditação, quando nos conectamos e nos tornamos um com o objeto de concentração
- Samadhi – é o estado de hiperconsciência e iluminação. Estado de união com o universo divino.
As posturas físicas são apenas uma parte do caminho, e não existe nenhuma passagem que diz que essas posturas devem ser avançadas ou difíceis. Devem ser apenas firmes e confortáveis e isso podemos alcançar em qualquer postura dentro dos nossos limites. O Yoga te faz olhar pra dentro de si, te faz conhecer sua verdadeira essência e sua conexão com o divino. A prática apenas de ásanas com o único objetivo de melhorar a forma física , a flexibilidade ou alcançar ásanas avançados, alimenta apenas o ego e isso não é yoga.
Yoga é como você interage com os outros seres, é ter uma conduta não violenta, ser verdadeiro, não se aproveitar dos outros, é ter disciplina com você mesmo, é ter força de vontade mas não se apegar às expectativas, é aprender a se movimentar para conhecer seu corpo e usar esses ensinamentos fora do tapetinho, é aprender a respirar para expandir a energia vital e ter mais saúde e vitalidade, é treinar a mente para conseguir acalmar as flutuações de pensamentos, é encontrar nesse silêncio quem você verdadeiramente é, e encontrar paz e felicidade no final do caminho.
Cada indivíduo é único e a forma de encontrar seu propósito vai ser diferente. Não existe uma forma que seja a correta, existem diversos caminhos. Por isso NUNCA se compare a ninguém, olhe pra você, entenda seus limites e conheça o poder que você tem.

Ana Luiza
Sou instrutora de yoga formada pela Escola Yoga em Movimento. Compartilho práticas de yoga acessíveis, que promovem bem-estar físico e mental, sempre respeitando o ritmo e a individualidade de cada pessoa. Minha abordagem é sem cobranças e sem misticismos, com base em estudos sobre os efeitos do yoga no corpo, na mente e no sistema nervoso.