Surya, o sol, é considerado o criador do universo e a fonte da vida. A saudação ao sol, ou Surya Namaskar, é muito mais do que uma série de posturas físicas – é uma prática que nos permite sincronizar com os ciclos solares e conectar com a energia vital que permeia tudo.
Essa sequência específica de posturas é coordenada com a respiração e, por ser fixa, ajuda a acalmar a mente e nos conecta com o nosso corpo. Quando repetimos a saudação ao sol, o nosso cérebro já sabe o que vem a seguir, sem precisar pensar, o que nos ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade.
Além disso, as posturas do Surya Namaskar aumentam a força muscular, estimulam as glândulas adrenais, melhoram a circulação sanguínea, aumentam a concentração e aliviam dores nas costas. É uma prática completa que traz benefícios para o corpo e a mente.
Existem diversas variações da saudação ao sol, e neste post vamos explorar a saudação ao sol A, ou Surya Namaskar A.
Sequência de ásanas
Tadasana
Comece em pé, com os pés aproximados, encaixe o quadril, distribua o peso do corpo entre os dois pés e alongue a coluna. Você pode ficar algumas respirações nessa postura, percebendo seu corpo e sua respiração.

Anuvittasana
Inspire elevando os braços pela lateral, una as palmas das mãos acima da cabeça e olhe para cima, fazendo uma extensão suave da coluna (sempre dentro do seu limite)

Uttanasana
Expire descendo os braços e inclinando o tronco a frente, como se quisesse levar o peito em direção às pernas. As mãos podem ir no chão ou pernas.

Ardha Uttanasana
Inspire alongando a coluna para que fique paralela ao chão. Se for mais confortável pode apoiar as mãos na perna. Olhe para frente

Santolanasana e Chaturanga Dandasana
Expire apoiando as palmas das mãos no chão e leve os pés para trás saltando ou levando o pé direito e depois o esquerdo, entrando na postura da prancha (mantenha o abdômen ativado para não deixar o quadril “cair” ou ficar muito elevado). Caso seja necessário, apoie os joelhos no chão e lentamente vá dobrando os cotovelos próximos da lateral do corpo, descendo o tronco reto até chegar no chão.


Bhujangasana
Inspire apoiando pernas e dorso dos pés no chão, empurre o chão com as mãos elevando e tirando o peito do chão. Abra bem o peito e mantenha os ombros longe das orelhas. Olhe para frente

Adho Mukha Svanasana
Expire apoiando os dedos dos pés e empurre o chão com as mãos para levar o quadril para trás e para cima, na postura do cachorro olhando para baixo. Se precisar pode dobrar um pouco os joelhos para alongar a coluna.

Ardha Uttanasana
Inspire levando os pés entre as mãos, você pode saltar ou leve o pé direito e depois o esquerdo, voltando para a postura da meia curva para frente. Alongue a coluna e olhe para frente

Uttanasana
Expire soltando o tronco e a cabeça, como se quisesse levar o peito em direção às pernas

Anuvittasana
Inspire elevando o tronco e os braços pelas laterais, junte as palmas das mãos acima da cabeça e olhe para cima fazendo uma leve extensão da coluna

Tadasana
Expire descendo os braços e voltando com a coluna para a postura neutra na postura da montanha.

Sempre repita para o outro lado. Se começar com o pé direito, faça com o pé esquerdo depois.

Ana Luiza
Sou instrutora de yoga formada pela Escola Yoga em Movimento. Compartilho práticas de yoga acessíveis, que promovem bem-estar físico e mental, sempre respeitando o ritmo e a individualidade de cada pessoa. Minha abordagem é sem cobranças e sem misticismos, com base em estudos sobre os efeitos do yoga no corpo, na mente e no sistema nervoso.