Diferente do que muitos acreditam, yoga não é só a prática de ásanas, as posturas. O yoga é uma filosofia de vida que envolve diversas práticas, e que tem como objetivo final a identificação do seu humano com a sua própria natureza. Enquanto tivermos a ideia dualista de que estamos separados do todo, vamos gerar sofrimento e só alcançamos a libertação quando nos unificamos com o todo, o universo, a verdadeira essência. Durante esse processo, a prática traz diversos benefícios para o corpo físico, mental, emocional e espiritual. Antes de falar sobre os benefícios em si, vamos entender um pouco sobre esse caminho que deve ser percorrido.
O Yoga e os Yoga Sutras de Patañjali
Yoga é um dos seis Darshanas, pontos de vista, no qual o hinduísmo pode ser interpretado, mas vale aclarar que yoga não é uma religião, é uma filosofia, uma forma de interpretar o mundo e a nossa existência. Yoga significa união do nosso corpo, mente e alma, é a união com a nossa essência. Também pode ter como significado “adequação a nossa natureza”. As duas formas querem dizer a mesma coisa, acabar com a ideia dualista de que estamos separados do Todo e alcançar um estado de união com o universo. Essa é a nossa essência.
Essa filosofia prática nasceu na Índia, e apesar de sabermos que existe há mais de 5.000 anos é difícil dizer com exatidão, já que antes dos textos antigos serem escritos, o conhecimento já era passado oralmente de mestre a discípulo. O yoga é citado em diversas passagens dos Vedas, textos sagrados mais antigos do hinduísmo, e entre 500 a.C a 800 d.C o Yoga foi sendo sistematizado e ampliado.
A primeira obra que sintetiza e codifica esse conhecimento, e a prática de yoga, foram os Yoga Sutras de Patañjali, escritos no século III a.C, sendo uma das obras mais importantes sobre essa filosofia. Patañjali descreve os 8 passos, 8 angas, que nos levam ao objetivo final do Yoga. Através da prática descrita por ele podemos acalmar as flutuações da nossa mente, possibilitando nossa união com o Divino.
No ocidente essa prática é bem mais recente e começou a crescer consideravelmente a partir da década de 50.
Os oito angas
- Yamas: são os princípios éticos para se viver em sociedade. É como devemos agir com o mundo externo.
- Niyamas: é como devemos agir com nós mesmos.
- Ásana: são as posturas, que devem ser firmes e confortáveis. Através da auto observação durante a prática de ásanas, controlando também a respiração em cada movimento, trabalhando o equilíbrio entre corpo e mente.
- Pranayama: são as técnicas respiratórias que visam expandir o prána, a energia vital. Quando respiramos com consciência limpamos nossos canais de energia (nadís) e permitimos que o prána flua livremente por todo o nosso corpo. Através da respiração também regulamos nosso sistema nervoso, modificando nosso padrão mental e emocional.
- Pratyahara: é quando aumentamos nosso domínio sobre as influências externas. Apesar de ser descrito antes de dharana e dhyana, entramos nesse estado quando conseguimos nos abstrair de todos os nossos sentidos, e é consequência e parte do processo de dharana e dhyana.
- Dharana: é a concentração num único objeto. É direcionar sua mente em uma única direção
- Dhyana: é o estado onde nos unimos ao objeto de concentração. Nos tornamos um com esse objeto. É o estado de meditação.
- Samadhi: é o objetivo final, é o estado de hiper consciência, a total identificação com o todo, com o universo e com a nossa essência.
Benefícios da prática de yoga
Os benefícios são muitos, uma vez que envolve nosso físico, emocional, mental e espiritual.
Benefícios no corpo físico
- Aumenta a mobilidade das articulações
- Diminui dores na coluna, principalmente na lombar e cervical
- Melhora a flexibilidade em todas as áreas da nossa vida. Quando trabalhamos a flexibilidade do corpo, também trabalhamos a flexibilidade da mente.
- Melhora do sistema imunológico
- Melhora do sistema digestivo
- Ganho de força muscular
- Melhora a postura
- Aumento do autoconhecimento. Passamos a entender melhor nosso próprio corpo
- Melhora da respiração e consequentemente os níveis de oxigênio e energia
Benefícios no mental, emocional e espiritual
- Melhora a concentração
- Reduz o estresse
- Reduz a ansiedade
- Melhora nosso humor de forma geral
- Melhora a qualidade do sono
- Aumento da nossa autoconfiança
- Melhora a qualidade dos nossos pensamentos e emoções
- Começamos a ver as coisas com outra perspectiva
- Nos sentimos mais conectados com a nossa verdadeira essência
O yoga é uma prática que visa a evolução pessoal, e isso é algo muito individual. Vale lembrar que existem vários caminhos que podemos percorrer dentro do yoga para alcançar o mesmo objetivo. Busque o seu caminho e se sinta mais saudável, feliz e em paz.

Ana Luiza
Sou instrutora de yoga formada pela Escola Yoga em Movimento. Compartilho práticas de yoga acessíveis, que promovem bem-estar físico e mental, sempre respeitando o ritmo e a individualidade de cada pessoa. Minha abordagem é sem cobranças e sem misticismos, com base em estudos sobre os efeitos do yoga no corpo, na mente e no sistema nervoso.