O que é Sankalpa
A palavra Sankalpa em sânscrito significa intenção ou propósito. É a semente de transformação que plantamos desde o nosso coração, e que deve estar alinhado com o que realmente somos e com o nosso propósito no mundo. Essa intenção mais profunda nos conduz em direção a um objetivo e nos guia de forma consciente em todas as nossas decisões e ações. É importante esclarecer que essa intenção não deve ser proveniente do nosso ego, mas sim da nossa verdadeira essência.
Como nem sempre é fácil distinguir, é importante nos auto conhecer, entender quais são os padrões de comportamento que muitas vezes nos limitam e desbloquear tudo aquilo que impede nossa evolução, para então conseguir transformá-los. Todos nós nascemos com um dharma, é a nossa missão de vida neste mundo. Nem todos sabem claramente qual é a sua missão, e a prática de yoga, conectando corpo físico, mental e espiritual, permite o acesso a sua essência e portanto o conhecimento do seu próprio dharma.
Como criar seu Sankalpa
Quando criamos um sankalpa temos que levar em consideração onde me encontro atualmente, o que quero transformar, quais padrões quero me desapegar, para enfim chegar no centro, que é a intenção verdadeira. Encontre o que faz sentido pra você!
Algumas características do sankalpa:
- Afirmação curta e concisa
- Frase formulada no positivo, no presente e na primeira pessoa
- A frase deve ser no seu idioma nativo para que seja mais fácil lembrar e que tenha mais significado
- Deve-se repetir essa afirmação, para criar o poder da intenção e transformá-la desde nosso consciente até nosso subconsciente
- Ser firme e constante
- Pode ser transformada de acordo com as nossas necessidades e uma vez que consideramos que a intenção inicial foi concretizada
- Deve ser repetida quando estamos num momento de relaxamento
É importante destacar que o poder está na nossa mente, nosso sankalpa deve conter significado e sentimento e a repetição possibilita transformar nossa intenção em realidade.
Exemplos de sankalpa: “ Eu tenho saúde” ao invés de “ Não quero ficar doente” “Confio em mim mesmo” ao invés de “Não quero mais ser inseguro”
O propósito na prática
Geralmente invocamos nosso sankalpa antes ou depois das práticas de yoga, na prática de meditação e principalmente durante a yoganidra, momento de relaxamento profundo e lúcido, quando podemos projetar nossa intenção com ajuda de visualizações. Numa aula em grupo, o sankalpa pode ser a intenção que o instrutor determinou para essa prática específica. Mas vale lembrar que na sua prática pessoal o sankalpa é totalmente individual e que serve não só para o yoga mas para todos os níveis da sua vida.
Espero que tenham gostado ✨

Ana Luiza
Sou instrutora de yoga formada pela Escola Yoga em Movimento. Compartilho práticas de yoga acessíveis, que promovem bem-estar físico e mental, sempre respeitando o ritmo e a individualidade de cada pessoa. Minha abordagem é sem cobranças e sem misticismos, com base em estudos sobre os efeitos do yoga no corpo, na mente e no sistema nervoso.