Origem da prática de Mindfulness
O mindfulness tem origem tanto no hinduísmo quanto no budismo. A palavra “sati” é a nominalização do verbo “sarati”, em páli (língua antiga próxima daquela falada pelo Buddha), que significa recordar – trazer para o presente. Uma das traduções de “sati” é mindfulness e as duas palavras fazem referência a ideia de estar no momento presente. A tradução mais próxima em portugues seria “atenção plena”. No Ocidente o mindfulness se expandiu quando o médico Jon Kabat-Zinn levou esse conhecimento para os EUA e iniciou um programa de redução de estresse utilizando essa ferramenta. Atualmente vários estudos científicos estão comprovando seus benefícios.
O que é Mindfulness?
O mindfulness é a prática de reconhecer o que está acontecendo, no momento em que está acontecendo. É poder observar nossos sentimentos, emoções, pensamentos e as experiências que vivemos sem julgar e sem nos apegar a eles. Se você coloca isso em prática, você entende que uma experiência que te trouxe desconforto é algo passageiro. Isso tira a ansiedade de querer resolver ou melhorar qualquer situação desagradável. O que geralmente acontece é que passamos mais tempo pensando no passado ou no futuro, e nem sempre estamos prestando atenção no que experienciamos no agora. Já aconteceu de você estar caminhando ou dirigindo para algum lugar e não saber como chegou lá? Isso acontece porque nossa mente está em outro momento.
Benefícios da prática de Mindfulness
Essa prática possibilita ter consciência da nossa própria realidade. Dessa forma vemos mais claramente os aspectos que temos controle na nossa vida e o que podemos trabalhar para melhorar. Alguns benefícios são:
- Recupera o equilíbrio interno do nosso corpo físico, mental e espiritual
- Reduz o estresse e ansiedade
- Aumenta nossa capacidade de discernimento
- Aumenta o sentimento de compaixão
- Melhora o sistema imunológico
- Aumenta nosso autocontrole
- Aumenta nossa criatividade
- Aumenta nossa produtividade
- Melhora o sono
- Melhora nossa concentração
- Ajuda a manter hábitos positivos
- Reforça a neuroplasticidade
Como praticar Mindfulness
Meditação com foco na respiração
Sente-se numa postura confortável e mantenha a coluna ereta. Pode ser sentado sobre uma almofada ou numa cadeira com as costas apoiadas. Pense que essa postura não deve te incomodar, assim você consegue se concentrar durante a meditação. Concentre-se apenas na sua respiração. É natural que pensamentos venham na sua mente, mas observe-os sem julgar e volte a se concentrar na sua respiração.
Meditação com foco no corpo físico
Sente-se numa postura confortável e com a coluna ereta e vá observando cada parte do seu corpo, desde os pés até a cabeça. Coloque a atenção em cada parte e observe as sensações ou tensões que podem existir, sem julgar ou se apegar.
Meditação guiada
Ideal para quem está começando ou se sente muito ansioso e ainda não consegue se concentrar por conta própria. São ótimas para relaxar e reduzir a ansiedade, e é um passo que pode ajudar na evolução da sua prática.
Mindful eating
É o comer consciente. Observar seu corpo e entender quando realmente estamos com fome, reconhecer quando já estamos satisfeitos e podemos parar de comer, escutar o que seu corpo está pedindo, entender quando estamos comendo por ansiedade ou por questões emocionais, e principalmente estar prestando atenção na hora que você está comendo, sentindo os gostos, as texturas, etc.
No seu dia a dia
Concentre-se em tudo que você fizer, sem julgar ou se envolver. Apenas observe o que está fazendo no momento presente. Pode ser lavando louça, quando estiver caminhando ou conversando com um amigo.
Observe seus pensamentos
Não interfira, apenas observe, não julgue seus pensamentos e não se apegue a eles. Essa prática requer treino, no começo é normal a gente julgar alguns pensamentos ou outros podem demorar um pouco mais para fluir. Mas com o tempo fica mais fácil.
O mindfulness é uma ótima prática para você começar a se observar e se conhecer mais. Mesmo que você ainda não medite, coloque em prática a atenção plena nas coisas que você faz durante o seu dia. Como qualquer outra prática o mindfulness requer constância, mas comece aos poucos, com o que é possível para você, e sinta os benefícios.

Ana Luiza
Sou instrutora de yoga formada pela Escola Yoga em Movimento. Compartilho práticas de yoga acessíveis, que promovem bem-estar físico e mental, sempre respeitando o ritmo e a individualidade de cada pessoa. Minha abordagem é sem cobranças e sem misticismos, com base em estudos sobre os efeitos do yoga no corpo, na mente e no sistema nervoso.