O que é a energia Kundalini?
A Kundalini é uma energia cósmica, também conhecida como “serpente adormecida”, que reside na base da coluna vertebral, no chakra raiz (Muladhara). Ela representa nosso potencial criativo e espiritual mais elevado. Acredita-se que, ao despertar essa energia, podemos alcançar um estado de iluminação e conexão profunda com o universo.
Na filosofia do yoga, a Kundalini é representada como uma serpente enrolada três vezes e meia ao redor de um eixo central chamado Sushumna Nadi. Essa representação simboliza o despertar gradual dessa energia, à medida que ela sobe pelos canais de energia (nadis) em direção aos chakras superiores.
Quando despertamos a Kundalini, ela sobe pela Sushumna Nadi ativando todos os nossos principais chakras, o que permite o perfeito funcionamento dos nossos centros de armazenamento e distribuição da energia vital, também conhecida como Prána.
Granthis
Os granthis são válvulas de segurança, como se fossem nós ou bloqueios, presentes no Muladhara Chakra, no Anahata Chakra e no Ajña Chakra.
Conforme evoluímos na nossa jornada dentro do yoga, dissolvemos esses bloqueios, preparando nosso corpo físico, mental e espiritual para a ascensão da Kundalini. Essas válvulas de segurança garantem que essa ascensão seja feita de forma segura e somente quando estamos preparados.
O primeiro granthi, localizado no Muladhara chakra, tem relação com os aspectos mais básicos do ser humano, como por exemplo a saúde, a sexualidade, o trabalho e o dinheiro. Quando conseguimos dissolver esse primeiro bloqueio, conseguimos fazer com que esses aspectos fluam com mais naturalidade na nossa vida.
O segundo granthi, localizado no Anahata Chakra, tem relação com o nosso apego às pessoas e aos objetos, por isso, quando rompemos esse granthi conseguimos abrir caminho para o amor incondicional, expressando melhor nossas emoções.
O terceiro granthi, localizado no Ajña Chakra, está relacionado com a dificuldade do ser humano em enxergar com clareza sua verdadeira essência. Enquanto não dissolvemos esse granthi, ficamos perdidos na intelectualidade. Somente quando rompemos esse nó, que conseguimos enxergar realmente quem somos, e evoluir.
É através da prática de yoga que desobstruímos os canais energéticos nos preparando para a iluminação.
Kundalini Yoga
Kundalini Yoga é conhecido por sua capacidade de liberar bloqueios energéticos, expandir a consciência e promover uma transformação pessoal profunda.
Yogi Bhajan é considerado o criador do Kundalini Yoga moderno, e foi o responsável por trazê-lo para o ocidente na década de 1960. Essa prática combina kriyas (técnicas de purificação), asanas (posturas), pranayamas (técnicas de respiração), mudras (gestos), mantras (sons sagrados) e meditação, que visam despertar a Kundalini e integrar a energia espiritual em todas as áreas da vida.
Apesar do Kundalini Yoga focar de forma mais objetiva no despertar e ascensão desta energia, todos os outros tipos de yoga têm esse objetivo, de purificar nosso corpo e nos preparar para o despertar dessa energia e logo alcançar a iluminação.
A energia Kundalini representa nosso potencial interno mais elevado e sua ativação pode desencadear transformações significativas em nossas vidas. Por meio da prática regular de Yoga, podemos despertar essa energia adormecida, expandir nossa consciência e experimentar uma conexão mais profunda com o universo.

Ana Luiza
Sou instrutora de yoga formada pela Escola Yoga em Movimento. Compartilho práticas de yoga acessíveis, que promovem bem-estar físico e mental, sempre respeitando o ritmo e a individualidade de cada pessoa. Minha abordagem é sem cobranças e sem misticismos, com base em estudos sobre os efeitos do yoga no corpo, na mente e no sistema nervoso.