Quando comecei a praticar Yoga, algo que me chamou atenção e que também me confundiu, foi a quantidade de estilos de yoga que existem hoje em dia e é normal não saber exatamente qual é o melhor pra você. Nesse post vou fazer um resumo que vai te ajudar a dar o primeiro passo.
Quando o Yoga começou a se disseminar no Ocidente, muitos estilos diferentes também começam a surgir. Isso é algo positivo, pensando no sentido de que você não precisa se adaptar a um único caminho dentro do yoga, mas pode encontrar um estilo que se adapte a você. Vale ressaltar que apesar das diferentes linhas que uma pessoa pode seguir, o objetivo final é o mesmo, nos libertar da ideia dualista e alcançar o estado de união com o todo, com a essência divina.
Sobre os estilos de yoga
Hatha yoga
Tem como principal referência o mestre Swami Swatmarama que escreveu a obra Haṭha Yoga Pradīpikā. É um estilo de yoga menos dinâmico, um pouco mais lento, e, portanto, pode ser indicado para quem está começando. O tempo em cada ásanas é maior, possibilitando que o aluno entenda e sinta os benefícios de cada postura desde o começo.
Vinyasa yoga
É um estilo de yoga mais dinâmico, com transições mais fluidas entre um ásana e outro, que inclui durante a prática uma sequência determinada de ásanas, chamada de vinyasa. A respiração é parte importante dessa prática já que deve ser coordenada com os movimentos. A respiração torna a prática vigorosa e facilita a realização das posturas.
Yoga Iyengar
É um estilo de Hatha Yoga, que leva o nome do mestre que a criou, B.K.S Iyengar, e tem como foco alcançar o alinhamento perfeito em cada ásana. Faz uso de acessórios para auxiliar no alinhamento.
Ashtanga vinyasa yoga
Foi criado pelo mestre Pattabhi Jois e é uma prática muito dinâmica que exige mais do corpo físico. A prática consiste em seis séries de ásanas que são praticadas numa ordem fixa, e o praticante avança para as séries mais avançadas quando já tem a série anterior interiorizada. Não tem um tempo determinado para realizar cada série, isso depende muito da disciplina, disponibilidade e o ritmo de evolução de cada pessoa. Geralmente se inicia e se termina a prática com um mantra.
Kundalini yoga
Difundido por Yogi Bhajan, é uma linhagem tântrica e a prática tem como objetivo o despertar da Kundalini que está na base da nossa coluna, para que ela suba até nosso chakra coronário, ativando todos os nossos 7 principais chakras. Combina ásanas, pranayamas, yoganidra, meditação, mantras e kriyas.
Yoga restaurativo
É uma prática muito suave, que utiliza acessórios como mantas, blocos, bolster, e tem como foco um relaxamento profundo, tanto do corpo físico quanto da mente. Ideal para pessoas que estão se recuperando de lesões.
Yin Yoga
É um estilo de yoga também derivado do Hatha Yoga, onde o tempo de permanência em cada ásana é de 3 a 5 minutos. Se manter por mais tempo na postura requer um trabalho mental profundo. Apesar de ser mais lento, é uma prática que requer muita consciência.
Power yoga
É um estilo de yoga muito dinâmico derivado do Ashtanga vinyasa yoga, mas não segue nenhuma série específica. É uma prática que passa de um ásana a outro de forma mais rápida e coordena os movimentos com a respiração. Com certeza, é uma prática que vai te aquecer e movimentar bastante seu corpo.
Swásthya yoga
Tem como principal referência o mestre DeRose que sistematizou o yoga antigo. Esse estilo de yoga tenta resgatar um yoga pré clássico, yoga antes de Patañjali. Swásthya em sânscrito significa autossuficiência, saúde, bem-estar, conforto e satisfação. É uma prática ortodoxa que inclui mudrás, kriyas, pujás, mantras, pranayamas, ásanas, yoganidra e samyama.
Bhakti Yoga
É o yoga devocional. É o caminho do amor, da devoção e da conexão com o seu coração. O foco é dissolver o nosso ego e com isso nos conectarmos com a nossa verdadeira essência. Existem 9 práticas dentro do Bhakti Yoga, mas a base é o Kirtan, que é o canto de mantras para expressar nossa devoção.
Yogaterapia
Tem como principal autor o professor Joseph Le Page e busca trazer através de uma prática holística a cura do ser humano. Trabalha o corpo físico, mental, energético e espiritual. Pode incluir algumas outras terapias alternativas como aromaterapia, reiki, buscando aspectos de cura para o praticante.
Todos os estilos de yoga trazem benefícios como redução de estresse e de ansiedade, melhora flexibilidade do corpo físico e mental, aumenta força muscular, ajuda a acalmar a mente e os pensamentos, entre outros benefícios. E, apesar das diferenças entre cada linha, o mais importante é trazer a consciência para a prática, observar seu corpo e sua mente buscando o autoconhecimento e a evolução interior a fim de se conectar com a sua verdadeira essência.
A minha dica é: pratique os diferentes estilos e não se limite somente a um. Mesmo que não seja o que você precisa agora, pode ser o que você vai precisar no futuro. Você pode ler e estudar sobre as teorias, e isso é incrível, mas a prática de yoga é algo que você precisa experienciar, é para ser sentida, então faça diferentes práticas para encontrar o melhor estilo de yoga para você.

Ana Luiza
Sou instrutora de yoga formada pela Escola Yoga em Movimento. Compartilho práticas de yoga acessíveis, que promovem bem-estar físico e mental, sempre respeitando o ritmo e a individualidade de cada pessoa. Minha abordagem é sem cobranças e sem misticismos, com base em estudos sobre os efeitos do yoga no corpo, na mente e no sistema nervoso.