Já faz um tempo que eu queria escrever esse texto, e acho que é mais uma mensagem pra mim mesma que qualquer outra coisa. Não sei se isso é algo que também acontece com você, acredito que seja natural do ser humano, mas tem momentos que estou super disciplinada e focada na minha prática e em outros é mais difícil manter esse foco e a disciplina. Então de tempos em tempos eu preciso me reconectar com meu propósito e reacender meu ânimo para manter a prática constante. E é um pouco sobre isso que vou falar hoje.
Nos Yoga Sutras, Patañjali encontramos dois conceitos essenciais: Abhyasa e Vairagya.
Abhyasa
Abhyasa significa hábito, repetição, disciplina. Entendemos esse conceito como o esforço necessário para manter a mente em estado de harmonia com o seu ser. Isso só é possível através da prática constante (cuidado para não entender a prática como sendo apenas de ásanas). Patañjali diz que é essencial que essa prática seja feita por um longo período de tempo, sem interrupções e que o praticante deve se manter comprometido.
Vairagya
Vairagya significa desprendimento, desapego. É o estado mental no qual o praticante não tem apegos ou aversões com coisas materiais, nem em relação ao passado ou ao futuro, ou com sentimentos provenientes do ego como orgulho, superioridade ou inferioridade, medo, e raiva. Muita gente se confunde com se desfazer de tudo que é material e viver com praticamente nada, mas esse conceito tem a ver com a atitude de desapego em relação às coisas do mundo, que também inclui nossos pensamentos e ego. Vairagya tem 4 etapas:
- Yatamana – Esforço para se desapegar dos desejos sexuais
- Vyatireka – Etapa de conscientização do nível de apego que você tem por certos objetos
- Ekendriya – Nessa fase, a mente ainda domina os sentidos, mantendo apego ou aversão a um objeto.
- Vasirara – Etapa onde é possível alcançar um estado de auto realização. Etapa em que não há mais apegos e nem aversões em relação às coisas do mundo
Conclusão
Um não existe sem o outro, precisamos desapegar para conseguir acalmar a mente e assim seguir praticando o Yoga com entrega e constância. Esses princípios vão sustentar os esforços necessários para alcançar o objetivo final do Yoga. Enquanto Abhyasa fornece a atitude necessária para se desenvolver e melhorar a pratica, Vairagya ajuda a manter o praticante focado no seu caminho e não em seus desejos e ego.
O Yoga é uma filosofia de vida, portanto esses dois pilares são super importantes para qualquer atividade do seu dia a dia, e não só no tapetinho. Quando conseguimos alcançar Abhyasa e Vairagya aprendemos a separar o que é essencial do que não é.

Ana Luiza
Sou instrutora de yoga formada pela Escola Yoga em Movimento. Compartilho práticas de yoga acessíveis, que promovem bem-estar físico e mental, sempre respeitando o ritmo e a individualidade de cada pessoa. Minha abordagem é sem cobranças e sem misticismos, com base em estudos sobre os efeitos do yoga no corpo, na mente e no sistema nervoso.